"EXPOMUSIC 2016"
25/09/2016 - São Paulo - SP
Apresenta: "Feira Internacional da Música"

Por Erika Alves de Almeida
(publicada em 3, out, 2016 | 10h51)

ExpoMusic um evento de músicos para músicos, sem distinção de gêneros ou instrumentos musicais!

Descendo da estação muito ansiosa já que seria a minha primeira expoMusic, não havia nenhuma sinalização ou ônibus na saída da rua Voluntários da Patria, 498, como estava sendo divulgado no site, mas como estávamos relativamente perto, fomos andando até a expo, mas para quem não conhece os arredores, qualquer táxi ou uber levariam do metrô ao evento qualquer pessoa em questão de minutos.

Sem grandes filas para compra de ingresso neste domingo, logo ao entrar na feira, todos são recepcionados uma banda que me lembra uma fanfarra tocando algumas músicas brasileiras.

A feira está lotada, muita gente em todos os estandes e filas para curtir as experiências como: Tirar fotos no trono de guitarras no estande da Tagima ou tocar nos vários instrumentos oferecidos aos visitantes. Aqui você encontra de tudo relacionado a música: desde cabos, peças, amplificadores, iluminação para o palco, escolas de música e até aulas para ser produtor de eventos relacionados a música na On Stage Lab.

Como nem tudo é perfeito, os estandes estão muito próximos uns dos outros, causando dois transtornos: o primeiro a passagem ficou bem prejudicada, pois em momentos de movimento, parecia que estamos tentando sair ou entrar no metrô em horário de pico. O segundo era que as músicas que eram reproduzidas nos estandes maiores causavam uma confusão sonora, o que prejudicava quem precisava conversar e tornavam obrigatório o uso de fones de ouvido supra-auriculares nos Talks, no teste de instrumentos ou algumas conversas com músicos são feitas em box fechados.

Para descontrair haviam celebridades da música passeando ou tocando, você poderia esbarrar com o simpático japinha do CPM, ou conferir o Bruno Shutter cantando e tocando baixo. Também havia celebridades em versões cosplay! Podemos tirar fotos com a Amy Winehouse, ou com toda a banda Kiss.

Ecad…. A gente trabalha pela música…. Aham….

Nos estandes de revistas, além de grande variedade de títulos, encontramos na da Rodie Crew: várias edições especiais, camisetas e muitos CDs, outra que me chamou a atenção por eu nem sonhar que existia foi a revista Música & Mercado, especializada em negócios de luz, audio e instrumentos, além de retratar o mercado musical. Recomento!

Com toda a confusão sonora instalada dentro da feira o meu maior objeto de desejo la dentro era pedir um produto da Fone Ears (tudo sobre proteção auricular), outro estande que chama atenção era sobre musicalização infantil, era enorme com pequenos instrumentos coloridos e profissionais que auxiliavam os pais e suas dúvidas mais pertinentes, além de poderem participar de oficinas para musicalização dos pequenos, os professores que recebiam formação e instrução para fazer seu uso nas escolas.

Os estandes ostentação ficaram por conta da Nagamo Baterias (pra quem ama bateras como eu) onde todos poderiam tocar as versões tradicionais da bateria quanto suas versões eletrônicas e a da Yamaha que não trouxe apenas instrumentos, mas também trouxe uma “fodenda” moto para agraciar nossos olhos. Para os mais alternativos haviam muitos instrumentos vintage, de cores ou formatos diferentes, você sabe aquela correia de de oncinha que você tanto queria? Aqui você encontra! Junto com amplificadores que lembram os rádios nos anos 60 ou uma guitarra que mais parece uma peça de dominó com cabo.

O pessoal lotou o espaço do sorteio das 17h, todos que compraram um ingresso, concorriam ao sorteio e podiam sair da feira, com um instrumento musical, kit para carregar celular, aulas de instrumentos musicais ou até mesmo uma bateria. O sorteio foi bem engraçado, pois nos momentos de dificuldade de leitura do nome do ganhador, seja por letra feia ou nome difícil, a plateia logo gritava pedindo para sortear o próximo nome, entre outros gritos de: cavaquinho eu não quero, só sorteiam o outro lado, etc. Foram 40min de sorteios de prêmios.

Já na área externa do evento, havia venda de acessórios e vestimentas rock and roll, onde você podia levar para casa uma vela de caveira personalizada e super fofa! Além de conferir bandas tocando no palco flutuante, enquanto fazia uma tattoo em uma van ou comia coxinha num dos vários food trucks (que estão mais para vans trucks).

Esta área também contava com um auditório onde aconteceu o Rock Experience onde vários profissionais do mercado e bandas independentes faziam um bate papo com MRossi.

No geral é uma ótima feira para todos e de todas as idades, e interesses, você quer aprender a tocar? Aqui você aprende, quer pegar na mão aquele instrumento que você já namora há algum tempo e até consegui-lo com mais de mil reais de diferença? Aqui você consegue! Quer conhecer seus músicos favoritos, tirar fotos sensacionais, ou apenas se inteirar no mundo da música e quem sabe seguir uma nova profissão? Achou o lugar certo! Que venha a ExpoMusic 2017!