"VIENNA CHAMBER SYMPHONY"
25/10/2016 - Teatro Bradesco - Rio de Janeiro - RJ

Por Lucas Amorim Passos / Fotos: Aline Narducci
(publicada em 29, out, 2016 | 02h24)

O último dia 25/10/2016 foi uma data especial para o Rio de Janeiro, pois marcou a apresentação do Quinteto de cordas austríaco Vienna Chamber Symphony que está em turnê na América do Sul.

Fundado em 2006, por ocasião do “Ano Mozart”, esse excepcional quinteto fez a sua estréia na Espanha com uma série de concertos apreciados pelo público e crítica que os considerou os melhores de toda a extensa temporada dedicada ao gênio de Salzburgo naquela época.

Falando de técnica, o quinteto é formado por instrumentistas de primeiríssimo nível radicados em Viena e unidos com o objetivo comum de fundir suas experiências artísticas individuas com um projeto único e convincente, e esse citado projeto conquistou o mundo; e o Brasil não poderia ficar de fora das apresentações.

Apesar do público do Teatro Bradesco ser pequeno, o quinteto foi recebido com muito entusiasmo e com muitas palmas, e por volta das 21h inicia o primeiro ato do espetáculo com interpretações de W. A. Mozart, com versões maravilhosas de Andante Andantino, Allegro Asssai, entre outras; participação especial de Simone Leitão no Piano, que fez um esplêndido show e muito ovacionada pelo público.

É nítida a absoluta ausência de barreiras e estereótipos de qualquer gênero nas interpretações ao vivo que o Vienna Chamber Symphon apresenta, o feeling, a técnica, as interpretações, são fantásticas e levam o público para uma experiência transcendental.

Falando do programa apresentado no Teatro Bradesco, tivemos um repertório muito amplo, abarcando desde a clássica Viena até a Viena contemporânea, trazendo a tona não só compositores famosos como também os mais esquecidos como E. W. Korngold.

No fim, uma interpretação fantástica de L. V. Beethoven da Sétima Sinfonia em uma versão especial para quinteto de cordas, além de outros clássicos como Presto e Allegro con brioque, que arrancou mais sorrisos da plateia e fez o grupo ser aplaudido de pé, comprovando de uma vez por todas a razão desse quinteto ser tão apreciado mundo afora!