"JOSE CARRERAS"
20/06/2017 - KM de Vantagens Hall - Rio de Janeiro - RJ
Apresenta: "A Life In Music"

Por Lucas Amorim Passos
(publicada em 27, jun, 2017 | 23h18)

No último dia 24 de maio, o lendário tenor José Carreras fez no Rio de Janeiro um maravilhoso show que faz parte da última turnê de sua carreira denominada: “A Life in Music”.

O espetáculo teve a regência do maestro David Gimenez,  e o tenor ofereceu ao público em “A Life in Music” um repertório bastante eclético, do clássico ao contemporâneo. 

Em recente entrevista, José descreveu que as músicas são aquelas que sempre o emocionaram quando as ouvia e que sempre o entusiasmaram.  Afirmou ainda que naquelas canções, há a paixão e emoção, que criam um sentimento em seu coração e em sua alma. E que tenta expressar as mesmas, com a sua voz, e podemos afirmar com com toda certeza que isso ocorre de modo magistral.

Falando do espetáculo que teve início por volta das 21h30, posso afirmar com convicção que ele foi muito especial, no palco havia um telão onde eram  mostrados vídeos e fotos da trajetória de José Carreras que aumentaram  ainda mais a emoção das canções e a empolgação do público.


Com um estilo elegante e único que relembrava  ao que se vê em jantares de casamento e de colações de grau, os expectadores acompanharam a exibição de imagens antigas de papéis que José Carreras interpretou em óperas pelo mundo, frases e registros dele com outros ícones da música. Ali podemos ver  Sting, Sarah Brightman (com quem o espanhol gravou "Amigos para Siempre") e, claro, os outros dois integrantes de Os Três Tenores: Plácido Domingo e Luciano Pavarotti (1935-2007).

Sua voz contagiava  o Km de Vantagens Hall, preenchia cada espaço, hora mais suave, hora mais agressiva, porém, sempre bela e  imponente, encantando a todos que pasmos observam como parece fácil para José, cantar daquele modo. Sempre tímido e com poucos gestos o tenor foi aplaudido e ovacionado durante toda a apresentação e retribuía os aplausos sempre com um tímido sorriso.

José Carreras, ainda apresentou pela primeira vez em um concerto solo um medley de grandes melodias no estilo “3 Tenores”. E ainda apresentou  surpresas exclusivas para o público brasileiro como uma série de fotos de duetos e momentos de sua vida, fazendo uma retrospectiva nostálgica de sua brilhante carreira.


Sabemos o quanto ele penou, pois no auge de sua carreira ,José ficou doente e teve que lutar contra uma leucemia. Milagrosamente sobreviveu e por isso criou a “Fundação Internacional de Leucemia José Carreras”, pois tinha a sensação de que devia recompensar algo à sociedade.

Seu retorno depois da recuperação culminou nos lendários shows dos "3 Tenores", José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti, e essa brilhante carreira, com toda certeza merecia um show de despedida a altura e foi o que o público Carioca viu nesse show de despedida que ficará para a história.

Senti falta de  "Nessun Dorma" e "O Sole Mio".Quem foi à apresentação do tenor esperando ouvir duas das canções mais emblemáticas entre as que viajaram o mundo nas vozes dos Três Tenores, grupo do qual o catalão representou ficou sem, o que foi muito estranho para uma de despedida, porém José Carreras tem credito e fez mesmo sem essas canções, uma despedida a altura de sua astronômica carreira e talento.