"ZÉ RAMALHO"
17/06/2017 - Espaço das Américas - São Paulo - SP
Apresenta: "Tour 2017"

Por Ricardo Yasuda | Fotos: Edi Fortini
(publicada em 20, jun, 2017 | 17h57)



Comemorando seus frutíferos 40 anos de carreira, o músico Zé Ramalho se apresentou no Espaço das Américas, em São Paulo, no último sábado, 17, para uma casa lotada com pessoas de todas as tribos, idades e gostos musicais.

Com um show de quase duas horas, o músico apresenta, junto com a banda Z que o acompanha há alguns anos, clássicos que marcaram sua história, bem como algumas surpresas e novidades para quem costuma assistir sempre aos seus shows.

Iniciando como que com um grito político e necessário na nossa atualidade, "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré ficou belíssima em seu arranjo e a mensagem ficou clara! Ainda aquecendo o público, seguiu-se com a "Tá Tudo Mudando" (versão para "Things Have Changed") e "Batendo na Porta do Céu" (versão para "Knockin´ On Heaven´s Door"), ambas do músico Bob Dylan, de quem Zé já fez um disco inteiro de tributo.


Outro momento especial do show se deu com a belíssima "Mistérios da Meia Noite",  há muito tempo não vista pelos palcos paulistanos. Foi uma grata surpresa!

O decorrer do repertório não fugiu muito do que o músico costuma apresentar e teve as já conhecidas Beira-Mar, Kriptônia, Táxi Lunar, Banquete dos Signos, além das já muito aguardadas Avôhai, Gita, Chão de Giz, Medo da Chuva e Frevo Mulher.

As apresentações de Zé e a Banda Z são sempre excelentes, com um jogo de luzes lindíssimo, que deixa as músicas ainda mais especiais. A banda é extremamente competente, ora passeando pelas versões de músicas consagradas da mpb ou de clássicos folk do rock mundial, ora celebrando nossas raízes brasileiras, com o melhor do frevo, forró, mpb e afins. E a voz do Zé continua sendo algo fora do habitual. Seus vocais marcantes, sempre potentes, nos trazem a suavidade e misticismo que o consagram como um dos melhores músicos do nosso pais. Que continue com uma carreira belíssima e comemore mais muitíssimas décadas de música! O público agradece!