"PEARL JAM"
21/03/2018 - Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Apresenta: "World Jam"

Por Lucas Amorim Passos | Foto: (divulgação)
(publicada em 24, mar, 2018 | 23h59)

O Pearl Jam tocou nesta última quarta-feira (21/03), no Estádio do Maracanã. O show no Rio foi antes da banda fechar data de sábado (24/03) no Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Esta é a quinta vez do Pearl Jam por terras brasileiras. Antes, houve turnês  em 2005, em 2011 e em 2015, além de um show no Lolla de 2013. E pela quinta vez a banda arrastou muita gente. O Estádio do Maracanã estava lotado de fãs eufóricos, com faixas na cabeça, camisetas, bandanas etc

Mas antes dos ícones do grunge subirem ao palco, o  show de abertura ficou por conta dos britânicos do Royal Blood, que tocaram  pela segunda vez no Brasil, após show no Rock in Rio em 2015. E quer saber ???... fizeram com muita responsabilidade esse papel de abrir a noite.

O duo como já é característico em suas apresentações, fez  um som pesado e bem executado, lembrando que a banda possui  apenas  baixo e bateria, o que sempre deixa as pessoas surpresas na plateia, porém a qualidade da apresentação dos caras é indiscutível, com um som coeso e bem executado, que fez os mesmos entregarem um ótimo show de esquenta para a galera que veio ouvir boa música......não é grunge mas agradou muita gente.

Mas antes de adentramos ao show da banda principal vamos falar da polêmica quando o Pearl Jam, divulgou um cartaz de seu show no Rio que mostrava aves com metralhadoras em favelas e causou muita discussão entre fãs nas redes sociais. A maioria dos comentários foram positivos. Mas alguns fãs criticam a ilustração, mas isso deu com certeza ainda mais destaque ao evento, puro marketing né não acham??

E finalmente por volta das 21:40 era a  hora da verdade, muita gritaria, histeria, e mãos pra cima, era hora de clássicos e de ver uma das últimas bandas gigantes que ainda lotam um estádio cheio de fãs em tempos de crise financeira como essa que passamos.

Apesar de terem como missão principal divulgar o novo trabalho do grupo e músicas como Can't Deny Me, Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready agitaram a galera com um revival de músicas de toda a sua carreira, e pelos quatro cantos do Maracanã se ouvia lindos coros.

Estamos falando  de hits que sobrevivem na memória dos fãs há mais de 20 anos, não é para qualquer banda né amigos?...... Músicas como Jeremy Terceiro single da banda e escrita por Eddie Vedder, que retrata o drama de um adolescente de 15 anos, Jeremy Wade Delle, que sofria bullying na escola por ser muito tímido e que, certo dia, cometeu suicídio em plena sala de aula estava lá com toda a sua energia e foi uma das mais agitadas e celebradas da noite.

Muito comunicativo Eddie Vedder não parou um minuto, correu, desceu do palco e foi cantar com a galera, arranhou um português e até fez uma parceria com Chadd Smith, baterista do Red Hot Chilli Peppers, levando todo mundo ao delírio.

Mas o público  foi para  ouvir  clássicos né ??.......E se ele foi  foi para ouvir clássicos da banda, está não decepcionou  não!!!!.....  Even Flow,  Alive, Evolution,  Once e  é claro Last Kiss, fizeram seus papeis. E  eu nem preciso dizer a reação da plateia, que eram só sorrisos.

Mais um show do Pearl Jam, mais um grande espetáculo para quem compareceu e pode reviver parte da adolescência com músicas que foram  imortalizadas através dos anos. Não é a toa a força que o Pearl Jam ainda tem, e para quem ainda duvidava disso, teve todas as suas dúvidas esclarecidas nessa ótima apresentação que a banda  novamente trouxe para seu público sempre fiel.