"THE WHO'S TOMMY"
22/03/2019 - Vivo Rio - Rio de Janeiro - RJ
Apresenta: "A Ópera Rock Ao Vivo"

Por Lucas Amorim | Foto: (divulgação)
(publicada em 1, abr, 2019 | 11h07)

O Rio de Janeiro mais uma vez recebeu um espetáculo de peso, dessa vez, a ópera-rock 'Tommy', do The Who, que foi apresentada para o público carioca como um Musical em um formato impressionante com nove atores e oito músicos para reproduzir no palco do Vivo Rio uma das principais obras da banda inglesa The Who.

A história do trauma psicológico que conta a história de um garoto que ao ver o pai assassinado pelo namorado da mãe o faz ficar surdo, mudo e cego. Porém, apesar das limitações, ele desenvolve uma habilidade sobre-humana de jogar Pinball um dos tipos mais comuns de fliperama e passa a ser adorado como uma espécie de novo Messias.

Essa fórmula já tinha virado filme e dessa vez foi transposta para o formato de musical,onde a trajetória do jovem Tommy foi magistralmente apresentada por meio de um elenco de nove atores e oito músicos no palco do Vivo Rio e com um público que aplaudiu muito essa performance.

Todas as 24 canções do álbum estavam lá, presentes no espetáculo, entre elas os clássicos "It's a boy", "Amazing journey", "Sparks", "The acid queen", "Pinball wizard", "I'm free" e "We're not gonna take it", com um lindo telão ao fundo, reproduzindo as imagens da versão cinematográfica da obra, lançada em 1975 e dirigida por Ken Russell.



O musical no RJ, foi dividido em duas partes para deixar a noite mais suave é claro mais tranquila para o público ter um tempinho pra tomar uma água, sendo a primeira parte baseada no show feito pelo Who em 1989, e na segunda parte, o musical se transformou em um show de Rock, com a apresentação de canções de "Lifehouse chronicles", ópera-rock jamais concluída pelo guitarrista e principal compositor do Who, Pete Townshend uma supresa agradável para os fãs que compareceram naquela noite.

Sim digo uma boa surpresa pois as composições feitas para a Lifehouse chronicles acabaram inseridas no álbum "Who's next", um dos preferidos dos fãs do Who e para a alegria de todos fizeram parte do show no Vivo Rio, músicas dele como "Behind blue eyes", "Baba O'Reilly" e "Won't get fooled again", que executadas na noite emocionando todos os presentes pois são verdadeiros hinos.

A passagem do tempo não parece ser um problema para essa obra de arte da música que apesar de lançado há 50 anos, ainda tem canções e ideias apresentadas com muito sentido no momento atual da humanidade. Pois uma obra que trata de abuso infantil e do surgimento de um falso Messias, ainda é relevante demais no mundo em que vivemos hoje.