"THE BEATLES - ABBEY ROAD"
19/07/2019 - Tom Brasil - São Paulo - SP
Apresenta: "Beatlemania"

Por Ricardo Yasuda | Fotos: Edi Fortini
(publicada em 22, jul, 2019 | 13h21)

A banda tributo Beatles Abbey Road foi ao palco do Tom Brasil no dia 19 de julho para uma longa homenagem ao famoso quarteto de Liverpool. Ela já foi considerada na Inglaterra a melhor banda Beatles do mundo e o próprio George Martin, famoso produtor da banda, afirmou: "Não é cover, é Beatles!".

As semelhanças começam nas roupas, idênticas às que eles usavam na época, nos mínimos detalhes, passam pelos instrumentos, que são originais e iguais aos deles, e vão até os trejeitos, sotaques, e claro, a proficiência musical no palco. Ricardo Junior, por exemplo, que é destro, ao interpretar Paul McCartney toca o baixo como canhoto.

O show é dividido em 4 fases da banda, indo desde 1962 até o fim em 1970, com algumas surpresas reservadas pra o final. Às 21h20, foi apresentado um vídeo com a música “I Saw Her Standing There” instrumental, e alguns depoimentos sobre a banda tributo.

A primeira fase é representada pelo começo da carreira, nas apresentações no Cavern Club, e na primeira apresentação que eles fizeram nos EUA, no Ed Sullivan Show. A apresentação começa com a introdução de Ed Sullivan no telão e a cortina abre com “She Loves You”. Enquanto a banda brasileira se apresentava ao vivo, o telão mostrava a apresentação original dos Beatles na TV, junto com um intérprete de Libras, uma característica bem legal do Tom Brasil. A sincronização foi perfeita em todos os detalhes. Eles usavam os mesmos terninhos, os mesmos equipamentos e até a altura do instrumento no corpo era a mesma.

A primeira fase durou 10 músicas e teve músicas como “All My Loving”, “A Hard Day’s Night” e “I Saw You Standing There”, que levou casais a se levantarem das mesas e dançarem. Depois de “I Should Have Known Better”, que teve um riff de “Eight Days a Week” no final, Paul McCartney, interpretado por Ricardo Jr., tocou sozinho no violão uma “música nova”, segundo ele: “Yesterday”, enquanto os demais se preparavam para a próxima fase.

A segunda fase retratava o show que os Beatles fizeram no Shea Stadium, estádio do time de beisebol New York Mets. Eles estavam vestidos com as mesmas roupas desse show, e começou com “Help!”, e depois três não tão conhecidas pelo público geral, mas que o fã de Beatles adora: “Nowhere Man”, “If I Needed Someone” e “In My Life”. Em “Twist and Shout”, John pediu para o público ficar de pé e dançar. Daí a cortina se fechou, dando fim à segunda fase.

No intervalo para a terceira, vimos um vídeo do apresentador, ex-VJ e músico Luiz Thunderbird, onde ele apresentou os instrumentos e figurinos da banda, que são um capítulo à parte. Para poderem recriar o timbre original, nada melhor que usar os mesmos instrumentos, não? Foi o que eles fizeram: as guitarras Gretch, Rickenbacker, Epiphone, Fender e Gibson, assim como os baixos Höfner, Fender e Rickenbacker, os violões Martin, Gibson e Epiphone e a bateria Ludwig, nos mesmos modelos que os Beatles usaram, e com os mesmos detalhes, fazem parte do espetáculo. Isso tudo além dos amplificadores Vox, também originais. Vejam as fotos da galeria para comprovar.

A terceira fase começa com “Hello Goodbye”, mais uma vez sincronizada com o telão passando o clipe da música. As roupas são as mesmas da capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. No final da música, surgiram as dançarinas vestidas de havaianas, novamente igual ao clipe. Depois vieram “Sgt. Pepper’s”, “With a Little Help from My Friends”, “Lucy in the Sky with Diamonds” e a inesquecível “Penny Lane”. Em “All You Need Is Love”, as dançarinas foram para a plateia entregar flores ao público, e depois seguraram os cartazes iguais aos do programa de TV onde a canção foi tocada pela primeira vez. O clímax ficou com “A Day In the Life”, onde no acorde final eles se posicionaram na frente do palco, com Paul de costas para o público, sugerindo o famoso boato “Paul Is Dead”.

Mais um intervalo para troca de fase, e mais um vídeo com Thunderbird apresentando os figurinos da banda. Essa fase representava as gravações do White Album, e os músicos estavam com as roupas de um clipe que fizeram para “Revolution”, e foi essa música que começou esta parte do espetáculo. “Lady Madonna” contou com a participação especial de Fabio Bizarria, no saxofone. Depois John disse para tocar uma música dele, e Paul disse que estava longe, e não estava ouvindo, e começou a tocar “Let It Be”, uma de suas músicas. Essa foi uma briga típica da que eles tinham nas gravações do álbum. Depois Paul tocou sozinho (ele disse que os outros o deixaram sozinho) “Blackbird”.

A quinta e última fase dos Beatles é o show que eles fizeram no telhado dos estúdios Abbey Road, começando com “Don’t Let Me Down”, e depois “Get Back”, “Something”, “Come Together” e “Here Comes the Sun”, e fechando com “Hey Jude” (com uma engraçada introdução de Paul falando em Português com sotaque, igual o Paul ‘original’ faz nos shows aqui no Brasil), e a dobradinha “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) / The End”.

Quando parecia que tinha acabado, afinal a banda havia tocado todas as fases, ainda teve tempo para um bis. Esse bis começou com “Imagine”, da carreira solo de John Lennon, e depois Maury D’Ambrosio, o primeiro George Harrison e idealizador da banda, entrou com a guitarra psicodélica idêntica à original e cantou “My Sweet Lord”. Depois foi a fez da carreira solo de Ringo com “It Don’t Come Easy” e fechando com a “Live and Let Die” de Paul.

Já passava da meia noite quando o show acabou. Foram 40 músicas em quase 3 horas de show, um feito digno do próprio Paul McCartney e imperdível para qualquer fã de Beatles.

SET LIST: 1. She Loves You / 2. From Me to You / 3. All My Loving / 4. Roll Over Beethoven / 5. I Wanna Be Your Man / 6. I Wanna Hold Your Hand / 7. I Saw You Standing There / 8. A Hard Day's Night / 9. I Should Have Known Better (com Eight Days a Week) / 10. Yesterday / 11. Help! / 12. Nowhere Man / 13. If I Needed Someone / 14. In My Life / 15. Day Tripper / 16. Long Tall Sally / 17. Twist and Shout / 18. Hello Goodbye / 19. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band / 20. With a Little Help from my Friends / 21. Lucy in the Sky with Diamonds / 22. Penny Lane / 23. All You Need is Love / 24. Yellow Submarine / 25. A Day in the Life / 26. Revolution (com intro de Revolution 9) / 27. Lady Madonna / 28. Let It Be / 29. Blackbird / 30. Don't Let Me Down / 31. Get Back / 32. Something / 33. Come Together / 34. Here Comes The Sun / 35. Hey Jude / 36. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) / 37. The End / 37. Imagine / 38. My Sweet Lord / 39. It Don't Come Easy / 40. Live and Let Die.