"PITTY"
14/09/2019 - Audio - São Paulo - SP
Apresenta: "Matriz"

Por Ricardo Yasuda | Fotos: Edi Fortini
(publicada em 17, set, 2019 | 17h29)


A cantora Pitty esteve na Audio Club neste sábado para o lançamento oficial do álbum “Matriz” na capital paulista. Apesar de não ser o primeiro show com músicas do álbum, foi o primeiro após ele ser lançado. Isso porque a cantora e compositora começou a turnê mesmo sem lançar o álbum, e agora começa a segunda fase dela, chamada “Matriz 2.0”.  Nela, Pitty toca o álbum na íntegra e nesse show na Audio contou com os convidados que participaram desse álbum: Lazzo Matumbi, Larissa Luz e BaianaSystem.

A noite começou às 23h, e a abertura ficou por conta da banda Violet Soda, parte do projeto Palco Aberto, escolhida por meio de votação na internet.

Por volta da 1h da manhã, Pitty entrou no palco ao som de “Ninguém é de Ninguém”, “Admirável Chip Novo”, “Memórias” e “Setevidas”, já pra deixar o público incendiado. A seguir, entra o primeiro convidado: Lazzo Matumbi entrou para fazer uma participação em “Noite Inteira”. Logo após a música, gritos de protesto contra o Presidente da República ecoaram na plateia, afinal a música tem o verso “Respeite a existência, ou espere resistência”. Lazzo ainda continuou no palco para a música seguinte, o reggae "Te Conecta”.

Um dos grandes hits da carreira de Pitty, “Na Sua Estante”, já começou com o público cantando até antes da música começar. Em “Motor”, Pitty canta deitada numa plataforma no palco, com uma câmera filmando de cima e transmitindo no telão, uma forma dela ficar de uma certa forma mais próxima do público. Enquanto ela cantava “Redimir”, o palco foi sendo preparado para a parte acústica do show.

Com violões, Pitty, Martin e Guilherme tocaram “Teto de Vidro” e “Dançando”, uma cover do outro projeto da artista, Agridoce. Sobre o violão, ela usou o mesmo que ela tinha em casa quando começou a compor em Salvador. Ainda disse que a arte e a cultura são o que vão salvar as pessoas desses tempos difíceis.

Juntamente com o BaianaSystem, ela cantou “Duas Cidades”, música deles, e “Roda”, parceria para o álbum “Matriz”. Essa música incendiou de vez o público, sendo até comentado pelos artistas: “que atropelo foi esse?”. Com “Bahia Blues”, foram exibidas no telão imagens de Salvador, ao mesmo tempo em que ela cantava sobre a cidade. E ainda complementou no final: “apesar da poesia, é tudo verdade”.

Para o fim do show, os hits “Me Adora” e “Máscara”, que contou com a participação de Larissa Luz. Ela continuou no palco para “Sol Quadrado”, música que gravou para “Matriz” e que também contou com a participação dos demais convidados no final.

No bis, as baladas “Equalize” e “Para o Grande Amor”, ambas compostas por Peu Sousa, primeiro guitarrista da banda e que faleceu em 2013. O show acabou com “Serpente”.

O público foi um capítulo à parte: conhecia todas as músicas, mesmo do disco novo e cantava junto sempre. Fora a diversidade de pessoas que é um reflexo do posicionamento dela dentro e fora dos palcos. Não é todo artista que consegue fazer uma turnê de um disco novo o tocando na íntegra, e ainda mais com todo o público de uma Audio Club lotada conhecendo as músicas. Parabéns à Pitty pelo grande feito!

SETLIST: 1. Bicho Solto / 2. Ninguém é de Ninguém / 3. Admirável Chip Novo / 4. Memórias / 5. Setevidas / 6. Noite Inteira / 7. Te Conecta / 8. Na sua Estante / 9. Motor / 10. Redimir / 11. Teto de Vidro / 12. Dançando / 13. Submersa / 14. Duas Cidades / 15. Roda / 16. Bahia Blues / 17. Me Adora / 18. Máscara. BIS: 19. Sol Quadrado / 20. Equalize / 21. Para o Grande Amor / 22. Serpente.