"O GRANDE ENCONTRO"
20/09/2019 - KM de Vantagens Hall - Rio de Janeiro - RJ
Apresenta: "Elba Ramalho", "Geraldo Azevedo" e "Alceu Valença"

Por Lucas Amorim Passos
(publicada em 1, out, 2019 | 01h44)

Um dos espetáculos mais aclamados da música brasileira, "O Grande Encontro" esteve de volta ao Km de Vantagens Hall RJ, nos dias 20 e 21 de setembro. Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença retornaram com a turnê de seu CD/DVD comemorativo de 20 anos que lhes rendeu mais uma vez um disco de ouro, abrilhantando ainda mais esses consagrados artistas que levam a música e cultura nordestina por onde passam.

Após animar o Réveillon da Praia de Copacabana em 2017, percorrer as principais capitais do país e realizar um show magnífico no Rock in Rio, também em 2017, o trio seguiu rodando em 2018 com grande sucesso de público e crítica, inclusive em Portugal, aportando novamente no ano de 2019 aqui na Capital Carioca, no KM de Vantagens Hall e mais uma vez com casa cheia.

Dessa vez o show apresentou novidades em sua atual apresentação dessa vez não estamos falando do show original que possuía um formato acústico, com versões que recriavam a mística do cancioneiro com intimismo e delicadeza, o novo espetáculo de agora incorpora uma sonoridade elétrica e percussiva que na minha opinião esbanja energia sem perder a originalidade das canções.

Falando do repertório dessa apresentação, entre trios, duetos e momentos solos em cena, como já conhecemos, não faltaram os clássicos que todo mundo quer ouvir: “Anunciação”, “Banho de Cheiro”, “Dia Branco”, “Tropicana”, “Moça Bonita”, “Caravana”, “Belle de Jour”, “Canção da Despedida”, “Coração Bobo”, “Táxi Lunar”, “Bicho de Sete Cabeças” “Sabiá” e tantas mais.

Dentre as surpresas, duas joias vintage uma com “Papagaio do Futuro” essa cantada por Geraldo junto com Alceu, e “Me Dá um Beijo”, parceria de Alceu e Geraldo, do primeiro disco da dupla, recriada com Elba nos vocais; aliás gostei muito dessas releituras com guitarras, ficou muito interessante e digamos que modernizadas.

Zé Ramalho não está dessa vez novamente, porém, marca presença autoral através de “Chão de Giz” e “Frevo Mulher”, na voz de Elba e de seus companheiros, aliás digamos duas das canções mais esperadas na noite. Nesse espetáculo a grandeza esta na simplicidade, na força que cada um individualmente coloca no palco e quando junta tudo temos a explosão de um trio que é potência máxima em música boa, mostrando toda a sua diversidade em um delicioso mix musical.

Ver um palco com Alceu, Elba e Geraldo é algo espontâneo, você começa a cantar sozinho como se estivesse em casa, pois todas as músicas são conhecidas, são aconchegantes, familiares e sempre estão na ponta da língua da galera que canta e dança, esquecendo as mesas da casa. Aliás mesas essas que não fazem sentido em um show energético como esse.

Alceu, Elba e Geraldo, nessa turnê contam com a talentosa banda formada por Marcos Arcanjo, Paulo Rafael (violões e guitarras), Ney Conceição (baixo), Meninão (sanfona), César Michiles (flauta), Anjo Caldas (percussão) e Cássio Cunha (bateria) e podemos afirmar com certeza, que por onde passa a caravana do "O Grande Encontro" já escutamos os seus sinais de longe, e que venham mais shows.