"THE SISTERS OF MERCY"
10/11/2019 - VIVO Rio - Rio de Janeiro - RJ

Por Lucas Amorim | Fotos: Aline Narducci
(publicada em 24, nov, 2019 | 07h56)


O "The Sisters of Mercy" é uma das principais bandas britânicas do movimento pós-punk oitentista e sem sombra de dúvidas uma das bandas mais influentes e respeitadas quando se fala desse estilo, os caras são referência não só em sua música, mas em visual, e em suas letras sempre na ponta da língua dos fãs de toda parte do mundo.

Formado e liderado pelo icônico Andrew Eldritch, o TSofM caiu nas graças do público após gravar os maravilhosos clássicos "First and Last and Always" (lançado em 1985), "Floodland" (1987) e "Vision Thing" (1990) e é isso mesmo amigos, 3 discos apenas que conquistaram o mundo. E mais uma vez os caras voltaram ao Rio de Janeiro pra tocar esses clássicos para galera no último domingo dia 10/11/2109.

O show teve abertura da banda "The Secret Society" um power trio pesado e sombrio formado em 2017 por Guto Diaz (baixo e vocal), Fabiano Cavassin (guitarra) e Orlando Custódio (bateria). Os caras fazem um som pesado com influências que vão do hard rock, heavy e thrash metal, a banda lançou em 2018 três singles, um videoclip oficial e vários vídeos ao vivo. Agora eles estão gravando seu primeiro álbum completo, a ser lançado no segundo semestre de 2019 e deram uma palha disso para o galera que chegou mais cedo ao Vivo Rio para ver o show de abertura.


O TSofM subiu ao palco por volta das 21h e no palco a banda fez uma volta ao tempo relembrando o movimento que os levou às paradas de todo mundo, com riffs intrigantes que fogem à agressividade do punk , mas flertando com a música eletrônica, junto aquela velha sonoridade de bandas como The Cure, The Mission, Bauhaus e Joy Division que juntos criaram uma cena que influencia bandas do mundo todo até hoje.

Falando do setlist, músicas icônicas como "This Corrosion" "Lucretia My Reflection", estavam lá, junto com outras belas canções como "Temple of Love" "More", “Alice” “Marian”, entre outras que levantaram a galera do Vivo Rio nessa noite de relembrar clássicos dos saudosos anos 80.

O som estava ótimo e a luz já é aquela velha conhecida; luz não, né! Escuridão onde a banda se mistura ao clima soturno dando ambiente para suas letras, sabemos que o aspecto visual do palco é outro ponto alto no show da banda, como um espetáculo à parte e para os fãs, que com toda certeza aprovam em 100%.


O vocal de Andrew ainda continua com aquele famoso traço grave e profundo, e o melhor ainda está potente deixando a galera em êxtase. Aquela sonoridade particular de sua voz ainda está ali presente ao vivo e isso arrepia todo mundo na plateia que fica ali impactada e admirada com a voz desse cara que marcou gerações.

Mesmo tendo lançado apenas três álbuns, o TSofM, mais uma vez prova ao vivo porque é um ícone da música dos anos 80, fazendo seu show simples, mais de forma eficiente com muito peso, ritmo e trazendo os famosos elementos psicodélicos, dance e punk que os colocaram no topo por todos esses anos e não se engane, pois apesar de todos esses anos, o som da banda continua sim muito atual e contagiante.