"EMPEROR"
20/5/2022 - Audio - São Paulo - SP
Apresenta: "Anthems To The Welkin At Dusk"

Abertura: "Lockdown"

Por Lucas Amorim | Foto: (divulgação)
(publicada em 24, mai, 2022 | 12h17)

Foram muitos anos de espera, mas que com certeza valeram a pena! A lendária banda norueguesa Emperor, um dos nomes mais respeitados da música extrema mundial, finalmente após muitos contratempos executou em Audio Club (São Paulo), um espetáculo memorável e mostrou o porque é tão importante não só na cena Black Metal, pois a banda, até hoje, é influência obrigatória quando se fala de musica pesada.

No Brasil, a única apresentação ocorreu no ultimo dia 20 de maio, e faz parte da série que comemora 20 anos de lançamento do clássico álbum “Anthems to the Welkin at Dusk”. E também prometia ser bastante especial para todos naquela noite , pois o grupo já declarou que irá fazer nova pausa na carreira, ou seja era agora ou nunca ver a banda na ativa.

O show teve abertura da estreante banda de Death Metal “Lockdown”, que conta com o veterano João Gordo nos vocais, que na pandemia se juntou a fortes nomes do heavy metal brasileiro, como o guitarrista Antônio Araújo (Korzus e Matanza Ritual) e o baterista Bruno Santin (Endrah) entre outros.

Com um set curto, porém muito bem engajado o Lockdown agradou a galera com seu som rápido, com vocais abafados; uma velha receita que nunca falha. Ao vivo consegue uma resposta positiva do público presente, a banda não fez feio e as músicas são muito boas, espero que esse projeto vá para frente pois tem muita qualidade e os caras provaram isso ao vivo.


Após alguns ajustes técnicos o “Emperor” sobe ao palco com casa cheia e após a bela intro, os caras já começam com “In the Wordless Chamber” e “Thus Spake the Nightspirit” uma dobradinha de respeito que deixou o público que lotava a Audio em transe meus amigos, pois nós fãs de música extrema no Brasil poucas vezes na vida temos o privilégio de ouvir um som tão limpo e coeso como estava naquele dia, os teclados fluíam, o baixo era audível, o vocal era nítido e as guitarras eram maravilhosas e sem estouros.

Isso foi a realização na pista, pois o público pode ouvir com qualidade os clássicos absolutos da banda e curtir como nunca em uma estrutura que não estamos muitos acostumados, isso deixou o evento muito mais especial do que já imaginávamos, pois poder ouvir músicas como “With Strength I Burn”, “Towards the Pantheon” e “I Am The Black Wizards” com uma qualidade daquele nível não tem preço, meus amigos!

No palco a banda foi pouco comunicativa, porém muito simpática, apenas o vocalista “Ihsahn” se comunicou diretamente com o público, o cara agradeceu a presença de todos, brincou que finalmente chegou o dia da apresentação depois de muitos contratempos e pediu várias vezes que o pessoal agitasse lá embaixo os clássicos da banda. Por exemplo a saideira da noite “Inno A Satana” que veio como um furacão na pista da Audio.

A banda ainda retorna para um glorioso bis com “Ye Entrancemperium”, e fecha a noite com a pérola “Cosmic Keys to My Creations & Times” deixando qualquer fã com um sorriso de orelha a orelha. O saldo da noite e para muitos ali, é de melhor show do ano e não é para menos, foram 31 anos de espera por essa apresentação aqui em 'terras Tupiniquins', mas que valeram a pena. O show ocorreu da melhor forma possível, com o público feliz por ter visto essas lendas. Valeu Emperor! Valeu Honorsounds!