"GRETA VAN FLEET"
3/5/2022 - Qualistage Hall - Rio de Janeiro - RJ
Apresenta: "Dreams in Gold Tour"

Por Lucas Amorim | Fotos: Aline Narducci
(publicada em 9, mai, 2022 | 06h42)

A banda de rock vencedora do Grammy, Greta Van Fleet, fez uma apresentação grandiosa no Rio de Janeiro, o show fez parte da atual turnê da banda “Dreams in Gold Tour 2022”. Aconteceu no último dia 3 de maio, no Qualistage Hall localizado dentro do Via Parque Shopping, aliás local que esteve fechado por um tempo e felizmente voltou a todo vapor após a pandemia com uma ótima infra estrutura.

Para quem ainda não conhece, o Greta Van Fleet é uma banda de hard rock americana formada em 2012, na cidade de Frankenmuth (Michigan) e é considerada atualmente uma das novas revelações mundiais. Seus integrantes são os irmãos gêmeos Josh Kiszka (guitarra) e Jake Kiszka (vocal), além do irmão mais novo Sam Kiszka (baixo) e do baterista Daniel Wagner.


O show teve início por volta das 21h30 e no palco a banda apresentou um set baseado em seu novo álbum “The Battle at Garden’s Gate”, que foi sucesso de crítica e fez um alarde nas paradas da Billboard, estreou como #1 Álbum de Rock, #1 Álbum de Hard Rock, #1 Álbum em Vinil, #2 Álbum mais vendido e no Top 10 da Billboard 200; isso sim pode ser considerado um disco de sucesso.

A banda apesar de jovem é muito competente no palco e tem uma energia incrível que cativa a plateia, o ritmo suingado da banda com passagens contagiantes faz as dúvidas sumirem do porque o GVF é hoje a banda querida do momento, para muitos entusiastas e amantes do Rock and Roll, sendo inclusive apontados por alguns como a salvação do gênero atualmente.



Exageros a parte, não tem como negar o talento dos quatro jovens e com certeza ao vivo, a banda está acima da média comparadas com muitas por aí. A apresentação no Qualistage reforçou isso, inclusive para afastá-los um pouco do estigma de "cópia do Led Zeppelin", que aliás ainda são fortes ao vivo, é verdade. (como em "Built My Nations", por exemplo)

Mas o movimento deles em direção à "emancipação sonora" é claro e ficou muito mais nítido nessa apresentação.

Mas deixamos as comparações de lado, o show do GVF é um espetáculo que leva o público ao verdadeiro rock and roll, aquele raiz, sem firulas, talvez o vocalista precise dar um freio quando solta muito da voz, porque meus amigos o cara está indo para além do limite e isso pode lhe cobrar um preço alto, ainda mais pelo 'drive' (lá no futuro), porém é inegável que ele entrega tudo de si em cima do palco, pois sua voz é incrível, potente e com agudos impressionantes.


Independentemente da altura em que você trace a linha que separa "influência" de "cópia", essa sua linha não consegue riscar o Greta Van Fleet do mapa de grandes nomes contemporâneos. E essa apresentação no Rio de Janeiro não só convenceu a mim, convenceu a todos os presentes de que essa galera verdadeiramente tem um talento especial que fez ascender aquela chama do rock há muito tempo perdida nessas bandas de nova geração. E quem foi ao Qualistage e não se convenceu disso, certamente nada mais o fará.