
Banda: "KIRLIAN CAMERA"
Respostas: Angelo Bergamini
Data: Fevereiro de 2012
"Estamos cercados por serpentes, por isso é natural o que vamos escrever sobre elas"
Angelo Bergamini começou seu projeto incrivelmente variada e influente em 1980, e com a chegada do cantora e parceira criativa Elena Fossi em 1999, lançou algumas das músicas mais elegante, deslumbrantes, e movendo-se no escuro do novo milênio. Nós conversamos com Angelo sobre seu processo criativo e de Elena, os temas subjacentes no “Nightglory” último álbum, e o legado de Kirlian Camera.
1. IDUD: “Nightglory” teve uma dimensão mais forte acústicamente do que tinha ouvido a banda em algum tempo ("Winged Child" em particular), talvez alguns aspectos da fusão de álbuns anteriores (“Todesengel”, “Pictures From Eternity”) com a obra grandiosa eletrônica que você foi refinando desde “Invisible Front”. Será que você conscientemente quer revisitar seu lado acústico?
Angelo Bergamini: É apenas Elena, a entidade por trás de nossas versões acústicas. Ela é um músico de verdade, então ela é capaz de melhor escrever essas pontuações. Eu amo a sua maneira de criar música de câmara como atmosferas, e seus arranjos são sempre uma surpresa para mim! Sua criatividade é realmente multifacetada e inquieta ... Nosso som acústico são tão diferente do material folk-neo usual: há uma verdadeira obra de arranjo atrás essas versões.
2.IDUD: “Nightglory” parecia ter um tema da traição que passa por ele: "I’m Not Sorry", "I Killed Judas", o cover de "Gethsêmane", o traidor anjos da faixa-título. Como o tema foi escolhido? Foi relacionada a questões pessoais ou banda, ou ele simplesmente pareceu um tema rico para explorar?
Angelo Bergamini: Traidores... é um episódio, uma categoria de perdedores não-legais que hoje são passíveis de se tornare totalmente radicais, graças à atual decadente e ridícula "cultura", que elogia tais vermes muito em filmes e na literatura, para não mencionar a cena musical. Enfim ... sim, você pegou este lado, este tema. Estamos cercados por serpentes, por isso é natural que vamos escrever sobre eles. Eles simplesmente destruíram nossas vidas, por isso, agora, eu sou alegria interessada em seu extermínio ...
3. IDUD: Você disse que KC consistiu sempre em você trabalhar com colaboradores até Elena se juntou ao grupo e tornou-se uma parceria, pela primeira vez. Como você aborda a escrever e gravar música para Kirlian Camera juntos, e esse processo mudou ao longo do passado 12 anos ou mais?
Angelo Bergamini: Este processo tem vindo a aumentar cada vez mais, ao longo dos anos ... na verdade não é fácil explicar o que sinto. Elena não é normal. Eu realmente não sei de onde ela vem, mas eu tenho certeza que ela não é normal. Seu coração é absolutamente puro ... a música que ela escreve e sua voz mágica é sucesso ao tocar-me, até eu chego até ter vertigem. Ela me lembra um valente guerreiro orgulhoso sob uma forte chuva. Cinza chuva da ignorância. Trabalhar em conjunto é totalmente natural, como se fosse a comigo mesmo e vice-versa. E tal sensação não é mais chocante. É como um filme de terror, mas ... surpresa! Este filme de terror acaba por ser uma maravilhosa e 'irreal' conto, apesar da vida de merda que estamos vivendo.
"A música popular para a massa é ouvida por uma espécie de elite estrangeira."
4. IDUD: A transição para uma mais abrangente, som magistral na última década ou assim parece coincidir com a introdução de Elena para o grupo. É um produto natural de você trabalhar em conjunto ou é um som que estavam interessados em explorar?
Angelo Bergamini: Eu era o único dono do projeto, antes de Elena. Vamos dizer que ela, passo a passo e fortemente encorajados por mim mesmo, vem tomando uma natural co-liderança na banda, tanto quanto fazer música está em causa, porque ela não é "apenas" um cantor, mas um músico de verdade e um incomparável compositor, na minha opinião, como já foi dito. E digamos, Kirlian Camera não poderia fazer a música que lançou a partir de “Still Air”, se Elena não fosse uma compositora eficaz, totalmente imersa no mundo do Kirlian Camera. Eu sou o "pop-oriented" da alma, enquanto ela está mais interessado em ambientes mais escuros, de modo que o resultado dessa combinação é praticamente perfeita para o meu gosto, como se pode conceber uma música muito particular, que é audível a um público amplo, mas tem uma alma profunda, um real, sincero e comovente sentimento. A música popular para as massas para ser ouvido por uma espécie de alien "elite" apenas ... curioso, não é?
5. IDUD: Para o melhor de nosso conhecimento, você nunca teve nenhum de seus álbuns licenciados por gravadoras norte-americanas para a liberação aqui e ter jogado apenas uma vez nos EUA. Entrar no mercado norte-americano não foi uma prioridade para você ou ter as oportunidades certas e não apenas chegar?
Angelo Bergamini: Bem, eu gosto de sua pergunta. Fomos convidados várias vezes para executar nos EUA e Canadá, mas cada vez que algo errado havia saído de última hora, tudo era abortado, se era Kirlian Camera ou SPECTRA * paris. Agora, temos um convite pela enésima vez a respeito de uma turnê na América do Norte, por isso, espero que, depois de tantos cancelamentos, algo de concreto possa se tornar realidade, nos próximos meses. O problema é que existem muitas pessoas envolvidas neste negócio...
6. IDUD: Apesar de ter trabalhado em muitas veias musicais, desde Italodisco ao neo-folk, parece que uma grande parte de seu público atual é do góticos e darkwaves. Você se sente em tudo rotulado ou pressionados? Houve uma época em que era mais fácil para artistas como vocês explorarem diferentes sons sem pertencimento a uma cena em particular?
Angelo Bergamini: OK, estamos muito gratos à cena undergrounf, mas, você sabe, a nossa fonte é colocado tão longe de tal área. E sim, o tempo atrás era realmente mais simples para saltar - por exemplo - de um ambiente para outro: eu levei os primeiros passos na área do rock progressivo na década de 70 e ... um certo tipo de liberdade na música estava garantida. Hoje "fazer todas as canções desempenham o mesmo de outra forma não poderia segui-lo" e / ou "nunca mudam caso contrário, você é um traidor, mas se você não mudar você é um furo das mesmas canções" isso está me irritando profundamente. Eu não sou culpado se eu não sou um adolescente e ainda estou cheia de idéias e entusiasmo! Pessoas que não são utilizadas para esta anomalia: a banda deve morrer depois de, digamos, 5 álbuns no máximo, porque é impossível que eles têm alguma idéia nova, depois de alguns anos a punho. Isso é o que as pessoas supõem e que a MTV quer que nós acreditemos. Eu acho que os músicos reais deve melhorar ao longo dos anos ...
7. IDUD: Vocês dois tiveram uma série de projetos paralelos ao longo dos últimos dez anos ou mais (Stalingrad, Uranium URSS 1972, Siderartica e Specta * paris). Para nós, pelo menos, Kirlian Camera sempre se sentiu como uma banda capaz de soar como qualquer coisa, explorar qualquer território musical, quais são as motivações por trás de seus vários projetos paralelos?
Angelo Bergamini: Eu acho que SPECTRA * paris, por exemplo, precisa tomar bronzeamento raios de sol no seu jardim separados, pois ninguém poderia aceitar trabalhos como “Licence To Kill” a ser assinado por KC! Estranho, como eu sinto S * P música está tão perto do meu próprio mundo - um mundo repleto de facetas fascinantes também - mas as audiências ordinárias são muito mais tradicionalista. Estamos quase obrigados a mudar de nome, às vezes, de uma forma. Então, por exemplo, que está sendo lançado pela “Out Of Line” não é a escolha certa para projetos como o acima mencionado. OOL ouvintes são muito mais eletrônicos, você sabe. Não é uma coisa negativa, mas cada vez que você passar por cima de um determinado nicho ... você está perdido! É perfeitamente compreensível, mas alguns músicos não são tão monomaníaco e necessitamde explorar muitos territórios. Minha vida é rica, apesar da minha carteira, então ... eu provavelmente sinto a necessidade de fazer uma canção jazz, às vezes ... A tempo atrás eu compus "Made of Shadow" ... Eu arrisquei a morte! Os fãs ficaram furiosos ... Infelizmente, "I’’m Not Sorry", nosso caminho poderá trazer ainda mais estranhas situações musicais ... por que não ... De qualquer forma, “Nightglory” é o álbum que completa e competentemente representa tanto Elena e a mim de uma forma mais geral.
8. IDUD: Uma das marcas de Kirlian Camera tem sido constantemente atualizando e representando seu antigo material, tanto em discos e em concertos. Em que contexto você está dando a essas músicas antigas ao representá-los? É importante para músicas já existentes para evoluir junto com a banda, ao invés de tê-los ser fixado a um momento particular no tempo?
Angelo Bergamini: é um passo lógico, para um músico real. Se você escreveu uma música que você realmente ama, então depois de um tempo você sente a necessidade de "reanimar", saindo com uma nova versão. Uma mulher bonita e tímida / retirados precisa mais do que um vestido, quando, mesmo que ele não é tão usado para aparecer em público, ela decide ir a um sarau. E ... precisa de um vestido perfeito quando ela vai morrer.
"Eu acho que nós poderíamos até mesmo ter uma música Beyoncé e transformá-la em um apocalipse wagneriano!"
9. IDUD: Covers sempre foram um fator importante na história Kirlian, mas sua escolha de cobre ("Hymn", "The Final Countdown", "Comfortably Numb") parece dizer mais sobre Kirlian Camera do que simplesmente "aqui está uma canção que gosto ". O que se passa em selecionar um cover, e que aspectos de músicas para tentar trazer para fora quando você os toca?
Angelo Bergamini: Nós realmente gostamos de covers de outros artistas. Nós sempre tentamos adicionar o nosso toque muito pessoal, até que totalmente redefinir o escore original. Depende de música para música, é claro. Às vezes nós gostamos de respeitar globalmente a atmosfera original, mas pode acontecer que nós alterararmos acordes ... enquanto não amamos certas soluções. Vamos dizer que gostaria de começar a partir de um conceito, então a música vai acabar tendo algo a ver com tal conceito, independentemente de quem escreveu a melodia estamos colocando nossas mãos sujas! Tudo em tudo, queremos que a tampa se torne parte do nosso mundo interior. De certa forma, acho que poderia até mesmo ter uma música Beyoncé e transformá-lo em um apocalipse wagneriano! Bem, muitas pessoas acham escandaloso, mas ... não podíamos tocar canções provenientes de nossa área de música, como ela faria nenhum sentido em tudo! E então ... não somos em que muito ... KC tem uma origem diferente, e eu estou dizendo isso sem esnobismo.
10. IDUD: Você já fez canções em inglês, italiano, alemão e até mesmo gaélico (e ainda estamos perplexos quanto "Helma Nah 'Shmarr"). É uma escolha artística baseada em cada música? Existe alguma coisa específica que a escolha da linguagem diz sobre a música em si?
Angelo Bergamini: Essa música que você mencionou, em parte, usou uma linguagem ficcional e em parte ele citou nomes de demônios e entidades estranhas, mesmo alterando-os um pouco. Até agora, nós, principalmente gostavamos de cantar uma espécie de "simples internacional inglês", embora, por vezes, não desdenhamos a língua alemã, extraídos, principalmente, modernos poetas alemães. Acho que nós vamos usar a língua italiana um pouco mais, no futuro, mesmo se o inglês bruto continua sendo a nossa maneira natural de expressar nossos sentimentos. De qualquer forma, esta banda tem várias origens: Itália, Alemanha, Coréia, Irlanda ... portanto, não temos que ser purista em relação a qualquer "lei de dicionário perfeito" ... nós estamos acostumados a falar uma linguagem meio alucinada e engraçada quando nos encontrarmos!
11. IDUD: corpos, viagens espaciais, alienígenas e celestial fizeram aparições freqüentes em suas letras. O que o atrai para esses temas e qual o significado que eles têm para você?
Angelo Bergamini: Estamos acostumados a viver uma vida estranha na Terra, então ... descrevendo outras situações e diferentes entidades é uma coisa natural para nós. Nossa missão é ... a música, tão dramática está nos dando uma ajuda para não sair da nossa mente!
Fonte: “I Die You Die”
Por Bruce (www.idieyoudie.com)
Fotos (divulgação)