Banda: "Forka"
Respostas: Samuel
Data: Julho de 2013

Por André Augusto Valente

Uma força do metal dIreto do ABC Paulista! "Nóix somos o Forka, direto do cáááááos!!"

1) Com mais de 10 anos de estrada, o que o álbum “Black Ocean” representa para vocês?
SAMUEL: Bem, creio que representa uma conquista importante, mostra que não paramos no tempo, não nos deixamos nos levar pelas dificuldades, com o tempo ficamos maduros e sabemos o que queremos. Que venha mais!!

2) Qual a tendência usada para a composição das letras?
SAMUEL: Abortamos vários temas...politica, conflito pessoal, religião e um pouco do nosso cotidiano.

3) Dentre 12 músicas, nenhuma letra  português; algum motivo específico? A banda visa unicamente o mercado internacional?
SAMUEL: Na verdade o Black Ocean tem algumas músicas com partes em português que resolvemos experimentar nele e gostamos do resultado. Nunca pensamos em nenhum mercado, quando começamos cantávamos em inglês pq soava melhor ao que tocávamos na época. (risos) 

4) Na visão de vocês ,quais as maiores dificuldades do mercado brasileiro hoje em dia?
SAMUEL: Em relação ao mercado de música pesada, vários! Não vou ser mais um a ficar falando sobre a "cena". Mas quem vive o rolê sabe como é difícil se manter como músico, banda e arte em geral num país como o Brasil.

5) O Forka sofre impacto direto destes obstáculos?
SAMUEL: As dificuldades são iguais pra todos e não estamos em nenhuma "zona de conforto", mas também nunca usamos como desculpas pra não fazer o nosso trabalho, projetos, shows, compor um novo disco e etc como qualquer banda. Independente da situação...Quem é, é!

6) Dos integrantes da banda, algum não vive de música? Algum trabalho/emprego muito fora do mundo Forka?
SAMUEL: Todos nós temos trabalhos fora da banda, mas hoje podemos dizer que a banda consegue andar com as próprias pernas em vários sentidos e consegue se manter por si só sendo o Forka.

7) Qual a resposta do público para este último trabalho?
SAMUEL: Até o momento as melhores possíveis, muitos elogios tanto do publico quanto da mídia especializada e isso é a melhor resposta que vale pra nós. Sensação gratificante, de verdade!

8) Dentre todo o trabalho da banda, “Black Ocean” pode ser considerado um amadurecimento de toda a produção que envolve o trabalho do Forka?
SAMUEL: Creio que cada disco tivemos um sentimento diferente...mas o Black Ocean com certeza conseguimos realizar boa parte do que queríamos musicalmente falando e como produção também.

9) O trabalho feito com artistas internacionais, devido a grande vinda dos gringos para o Brasil, favorece?
SAMUEL: Depende, normalmente estas bandas gringas estão direto por aqui porque tem seu publico cativo. O lado positivo disso tudo são pessoas envolvidas, empresários e bandas olharem com atenção pro que eles estão fazendo, aprender, tentar tirar aproveito disso e melhorar nossas deficiências existentes no cenário nacional.

10) Vocês sonham ou já realizaram o sonho de tocar com algum ídolo? Abrir para alguma banda que influencia a banda até hoje?
SAMUEL: Já tocamos com varias bandas. Umas delas foi com o Biohazard, banda que ouvíamos de moleques andando de skate e anos depois se deparar dividindo o palco com os caras...sem palavras! Um sonho!? Tocar com o Slayer! (risos)

11) Qual o planejamento da banda para o segundo semestre de 2013?
SAMUEL: Estamos pensando em fazer um CD de covers só de bandas dos 80/90 da cena nacional. Gravar um DVD ao vivo dos dez anos da banda e fazer show, muitos shows! Leva um tempo, mas é o que estamos querendo fazer nos próximos meses.

12) Como vocês apresentariam o Forka para alguém que nunca ouviu falar da banda?
SAMUEL: "Nóix somos o Forka, direto do cáááááos!!" (risos)

13) Deixe uma mensagem para fãs e leitores da ROCK SP.
SAMUEL: Obrigado pelo espaço, o suporte as bandas, ao nosso público e aos todos que nos apoiam. VIVA O METAL NACIONAL!!