Cantora: "LUIZA MEIODAVILA"
Respostas: Luiza Meiodavila
Data: Agosto 2015
Por Luane Arruda
(publicada em 17, ago, 2015 | 13h11)


Você vem conquistando espaço na mídia brasileira, mas afinal quem é você? Conta pra gente de onde veio e qual sua história?
Muito obrigada por me receber por aqui! Nasci e cresci em São Paulo, e sempre fui aquela menina que não perdia um show. Meu encanto com a música começou aí: na experiência de estar em um lugar onde pessoas de todas as idades, estilos, classes sociais e de todos os cantos da cidade se reuniam para dividir um sentimento em comum, esquecendo dos seus problemas e transpondo barreiras em prol da música. Somado ao fato de que sempre gostei muito de cantar e que sempre tive muito a dizer, eventualmente me deparei com o poder de propagar algo em que acredito muito e ao mesmo tempo trabalhar com algo que amo...estou muito feliz!

Sua voz é doce e harmoniosa, transmite tranquilidade e paz. O que sente enquanto canta?
Tenho cada vez valorizado mais a imersão na experiência do cantar...entrar na música de fato é transcendental, e a ideia de passar um sentimento para o público, ao meu ver, só é possível a partir desse mergulho. Quando escolho cantar uma música, ela geralmente tem ao menos um aspecto que me cativa visceralmente, seja ele musical ou mais poético, preso à mensagem da música. Procuro ser fiel ao que me atrai, e propagar esse impulso da melhor maneira que consigo...para isso, a solução é se deixar levar.

Você toca algum instrumento?
Atualmente foco quase 100% do meu tempo no canto, então não tenho tocado nenhum outro instrumento, mas tenho um conhecimento básico do violão e da flauta transversal. Durante minha época de escola fui bem aplicada no estudo da flauta, mas é fundamental para a fluência em qualquer instrumento que haja a prática constante. Está nos meus planos para um futuro breve retomar os estudos de algum dos instrumentos.

Como foi produzir o álbum por meio de financiamento coletivo?
O processo de produção de um disco é extremamente longo, e existem custos altíssimos que dificultam muito que um artista independente consiga realizar o projeto da maneira que o idealizou. As plataformas de financiamento coletivo entraram, nos últimos anos, com um papel que torna o processo muito mais justo e transparente, tanto para o artista, quanto para o seu público. No meu caso, o financiamento coletivo foi essencial para a prensagem da maneira como eu imaginava, e também para a divulgação do disco, que é quase tão importante quanto qualquer outra etapa.

No álbum Florescer podemos notar ritmos brasileiros, quais são as suas maiores influencias na musica nacional e internacional?
Sou uma pessoa muito curiosa e aberta, então sempre tenho fases em que faço uma imersão em alguns artistas, e acaba variando muito. No momento tenho escutado muito a Esperanza Spalding, o Roy Hargrove e uma descoberta mais recente que é a Lauren Desberg. Do cenário nacional, a Gal Costa, a Giana Viscardi e a Dandara Modesto estão entre as mais escutadas.

Quais foram as inspirações para compor este álbum? Todas de sua autoria?
A única canção de minha autoria é "Mar de Devaneios", que compus em parceria com Zé Victor Torelli, e que faz uma reflexão sobre a maneira como a sociedade atual encara o cotidiano e enfrenta seus desafios. Das outras composições, o tema que reina é o amor, linguagem universal e inegável para qualquer ser humano. A releitura do Jacob do Bandolim me ganhou na dramática letra de Hermínio Bello de Carvalho, mas o corpo do disco se dá através das quatro canções do Lipe, que me conquistaram por sua riqueza e leveza, e delinearam a identidade que me traduz nessa fase.

A turnê continua? Por quais cidades deseja passar? O que há programado?
Em uma primeira instância levaremos o show para grande parte do estado de SP e Rio de Janeiro...mas sou ambiciosa! Tenho planos para quase todo o Brasil, e adoraria levar o show para fora do país também...vou até onde aceitarem me ouvir! hehe

Podemos esperar mais algum lançamento para 2015?
Com certeza! Já tenho planejado o lançamento de dois singles nos próximos meses - produzidos com o apoio do projeto Converse Rubber Tracks - e devo gravar muito em breve meu próximo videoclipe. Estou elaborando também um projeto para a divulgação de vídeos no Youtube, mas ainda não posso dar mais detalhes. Minha cabeça está sempre borbulhando com ideias, então pretendo trazer muitas novidades ainda nesse semestre!

Saiba mais:
Teaser das gravações do disco “Florescer”

Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=vnXY8chJshs


Single “Romance de Novela”

Videoclipe (Youtube) - https://www.youtube.com/watch?v=Pksuhb7CfeI

Itunes - https://itunes.apple.com/br/album/romance-novela-feat.-lipe/id916071025?l=en

Deezer - http://www.deezer.com/track/84946027

Spotify - http://open.spotify.com/album/5aFFz4ApeQYBgKYkp7nZo5

Amazon - http://www.amazon.com/Romance-Novela-Luiza-Meiodavila/dp/B00NES3BNI


Links

Facebook – facebook.com/LuizaMeiodavila

Twitter – twitter.com/LuizaMeiodavila

Instagram – instragram.com/LuizaMeiodavila

Pinterest – pinterest.com/LuizaMeiodavila

Site - www.luizameiodavila.com.br