Banda: "NENHUM DE NÓS"
Respostas: Thedy Corrêa
Data: Junho 2015
Por André Augusto Valente
(publicada em 24, jun, 2015)

Recentemente cobrimos o show da banda em Joinville (05/06/2014 - sexta), como em outras ocasiões na cidade de São Paulo (Cine Joia e Studio SP); no momento estamos de prontidão para este próximo espetáculo no Teatro Bradesco (02/07/2015 - quinta).

O que o público pode esperar álbum de inéditas do NDN, “Sempre É Hoje”?
Um Nenhum de Nós renovado e sem medo de arriscar. O disco traz uma sonoridade diferente dos últimos trabalhos sem que a banda tenha perdido sua característica. Pelo que pude colher até agora, nossos fãs compreenderam nossa intenção e estão apoiando e curtindo muito o novo álbum.

O que representa este álbum no mercado brasileiro hoje?
Não tenho pretensão que ele represente algo, apenas que sinalize ao mercado a capacidade criativa da banda e sua vitalidade. Creio que é trabalho inspirador para os que gostam da banda e apoiam o rock brasileiro.

E a parceria com Roberta Campos, como foi a escolha?
Foi uma aproximação natural. Ela se manifestou fã da banda e isso acabou nos aproximando a ponto de eu sugerir que ela musicasse um poema do meu livro (Bruto, de 2006) chamado “Foi amor”. A parceria ficou tão bacana que resolvemos convidá-la a participar do disco. O resultado foi um belo dueto!

Uma canção que diferenciou do resto do álbum foi “Caso Raro”, nos remeteu muito ao começo da carreira do NDN, na ‘pegada’ do contrabaixo, composição de letra e estilo de cantar. Qual a história desta música?
Foi um poema de meu novo livro (Noite Ilustrada, de 2014) que nosso tecladista musicou. Ele fez uma demo, no estúdio em Caxias, com a ajuda do Estevão – nosso músico convidado – que resultou em uma música com um clima que remetia a Fito Paez. Eu acabei fazendo um arranjo vocal – com duas vozes, uma bem grave e outra em falsete – que levou a canção para o ambiente de Bowie, do disco Let’s Dance. Todos nós curtimos muito o resultado. Mas confesso que não vejo similaridade com nossos primeiros trabalhos…

Este álbum celebra ou celebrará os 30 anos da banda?
Não. Para essa comemoração teremos outros projetos.

Como você encara as celebrações de 30 anos das bandas que fizeram a história do Rock Nacional, a qual o NDN faz parte?
Acho que são um motivo de orgulho e uma inspiração para toda uma geração!

A escolha do set list e a inclusão de novas canções seguem algum critério específico?
Apenas nossa vontade. Sempre conversamos muito sobre o rumo que o show da nova tour deve tomar e esse rumo é resultado apenas de nossa vontade e estado de espírito no momento. Não há algum tipo de critério técnico ou mercadológico.

Qual a expectativa para esta nova turnê rodar o Brasil? A logística atual de produções locais de cada Estado brasileiro permite que a banda atue em todo o território nacional?
Vamos tentar levar essa tour para o maior número de cidades possível. Nossa vida é estar na estrada. Assim chegamos aos 30 anos de carreira.

Quais cidades vocês ainda não tiveram a oportunidade de tocar e ainda tem como objetivo certa atuação nestes locais?
Temos muitas que gostaríamos de voltar – principalmente no nordeste. E outras tantas que chegaremos pela primeira vez. São tantas que não é possível nominar.

Vocês se identificam com bandas de hoje em dia, alguma indicação?
Admiro muito a Fresno e maneira bacana com que levam sua carreira. O trabalho da banda Topaz é um que vale à pena ser conhecido.

Você tem alguma teoria do porque que é preciso as bandas dos anos 80 e algumas dos anos 90 segurarem e deixarem o rock nacional vivo? O que será do rock nacional se bandas como NDN, Capital, Jay Vaquer, Raimundos, Biquini, Titãs não existirem mais?
Não consigo ser fatalista. O rock nacional sempre existirá. As redes sociais ajudam muito a disseminar a cultura rock. Quando nós pararmos, a nova geração vai segurar a onda!

Uma brincadeira: como você apresentaria o NDN para alguém que nunca ouviu falar de vocês?
O R.E.M. brasileiro!

Obrigado pela atenção sinta-se a vontade para deixar uma mensagem para nossos leitores.
Sigam o Nenhum na internet, no www.nenhumdenos.com.br e no Facebook em sua página oficial facebook.com/nenhumdenos


"SEMPRE É HOJE" (2015)
Faixas: 01. Milagre / 02. Descompasso / 03. Foi Amor (part. esp. Roberta Campos) / 04. Total Atenção
05. Perfeita Companhia / 06. Se Você Ficar um Pouco Mais / 07. Caso Raro / 08. Colhendo Tempestades
09 - Amanhã / 10. Estrela do Oriente.