"METALLICA"
08/05/1999 - Arena Anhembi - São Paulo - SP
Turnê: "Garage Remains The Same"

Por André Augusto Valente / Foto: (divulgação)
(publicada em 14, abr, 2020 | 17h32)


O anúncio deste show causou uma corrida atrás de ingressos, que na época custavam a partir de míseros R$ 30. A banda tinha acabado de sair de uma fase turbulenta com os fãs por causa dos lançamentos de "Load" e "Reload", álbuns contestados por muitos. A situação administrativa do Metallica não estava bem e mesmo assim resolveram lançar o disco duplo "Garage, Inc" para "tapar o buraco" e mergulhar de vez no mundo do Rock Pop com versões como: "Turn The Page", "Whishey In The Jar" e "Die, Die My Darling". Os videoclipes e singles tocavam incessantemente nas rádios e na MTV!

Este cenário afastou mais ainda os fãs oitentistas, gerou críticas severas e sabotagens dos próprios adoradores da banda. Neste meio tempo de 1998 até o show em 08 de maio de 1999, havia rumores e notícias sobre o possível registro oficial da banda com uma orquestra (S&M), que dividiu opiniões mas não aliviou a situação. Entretanto existe um outro lado que foi a formação de novos fãs, a aproximação do trabalho da banda com um público que ao mesmo tempo estava próximo, mas não identificava-se com o som mais rude do quarteto.

O grupo americano ficou seis anos sem vir ao Brasil e muitos adoradores não foram na apresentação da "Wherever We May Roam World Tour", a famosa e icônica turnê do "Black Album" (1991). Estes seis anos foi o tempo exato da virada de público, estilo e comportamento dos integrantes da banda. Eles cortaram o cabelo, fizeram tatuagens, colocaram piercings, agregaram certas maquiagens darks, estilizaram toda a obra do Metallica para a sonoridade do "Black Album" e viraram os famosos "arrozes de festa". Tudo quanto é premiação, celebração ou confraternização, lá estava alguém do Metallica. A popularidade da banda subiu ao máximo, atingiu o pico de todo cliente em potencial que poderiam ter.


Em 1999, a internet era bem 'ralinha' no Brasil e ainda não era possível o acesso fácil aos setlists dos artistas. Mas o Metallica não decepcionou o público que lotou o Anhembi! Muitos esperavam um show vasto de covers e músicas mais recentes. Foi quase assim, mas houve uma coerência para abrigar e fazer com que as duas gerações de fãs convivessem em paz. Ao invés dos covers pops, a banda optou por apenas dois covers e já acostumados pelos fãs mais assíduos: "Breadfan" e "Die, Die My Darling". Os lados-b "Of Wolf and Man", "Battery" e "Bleeding Me" surpreenderam. Por fim, uma canção chamou a atenção do porquê integrava o set, "The Thing That Should Not Be", e que nunca esteve presente oficialmente em uma turnê. A música foi ignorada desde o lançamento em 1986, no álbum "Master of Pupetts", mas desta vez ela esteve presente durante toda a turnê "Garage Remais The Same" (1999). Desconfia do motivo? Ela finalmente ganharia destaque merecido e seria a próxima música de trabalho do "S&M" (1999). Mas esta história fica para uma outra oportunidade...

Numa análise simplória desta terceira vez do Metallica no Brasil: de 19 músicas, 8 agradavam os fãs mais antigos, 4 agradavam apenas os fãs novos e 13 agradavam à todos. Portanto 70% do setlist atendia a 'gregos e troianos'! Você se perguntou, TERCEIRA vez? Isso mesmo! O Metallica não havia estado por aqui apenas em 1993, os caras vieram em 1989 durante a turnê "Damage Justice" do álbum "...And Justice For All" (1988) e fizeram três shows gigantes; mas esta é mais uma história para outro momento...

A Arena Anhembi estava lotada, mais jovens do que maduros, onde todos estavam consumidos por descarregar todas suas energias. Um público que recentemente se familiarizava com uma incidência maior de shows internacionais em território brasileiro, mas o Metallica ainda não tinha vindo durante esta explosão de shows que aconteceu entre 1994 e 1999. Demorou, né! O Brasil foi ignorado nas três turnês que antecederam o ano de 1999: "Shits Hits The Sheds" (1994), "Poor Touring Me" (1996-1997) e "Poor Re-Touring Me" (1998).

Apesar disso, daquilo e do outro... em pouco mais de 2h de show, o Metallica provou porque é uma das maiores bandas bem sucedidas do Rock.

SETLIST: 1. Breadfan / 2. Master of Puppets / 3. Of Wolf and Man / 4. The Thing That Should Not Be / 5. Fuel / 6. The Memory Remains / 7. Bleeding Me / 8. The Four Horsemen / 9. For Whom the Bell Tolls / 10. King Nothing / 11. Wherever I May Roam / 12. One / 13. Fight Fire With Fire. BIS 1: 14. Nothing Else Matters / 15. Sad But True / 16. Creeping Death. BIS 2: 17. Die, Die My Darling / 18. Enter Sandman. BIS 3: 19. Battery.