"THE SMASHING PUMPKINS"
16/08/1998 - Olympia - São Paulo - SP
Turnê: "An Evening With The Smashing Pumpkins"

Por André Augusto Valente / Fotos meramente ilustrativas da devida turnê
(publicada em 3, abr, 2016 | 21h22)

A carreira estava sólida, todas as rádios e programas musicais da TV tocavam musicas do Smashing Pumpkins mas poucos sabiam que neste ano de 1998 a banda passava por dificuldades emocionais. Os fãs eram muito jovens quando eles vieram pela primeira vez no Hollywood Rock em 1996 e este show da turnê do álbum 'Adore' seria o grande triunfo de uma geração, uma única data no extinto Olympia. Mas o triunfo tornou-se um dos maiores pesadelos vividos pelos grunges em SP.

Começando pelo fim, sente o drama do set list executado: 1. To Sheila (1998) / 2. Behold! The Night Mare (1998) / 3. Pug (1998) / 4. Once Upon a Time (1998) / 5. Ava Adore (1998) / 6. Tear (1998) / 7. Annie-Dog (1998) / 8. Blank Page (1998) / 9. Thru the Eyes of Ruby (1995) / 10. Tonight, Tonight (1995) / 11. Today (1993) / 12. Perfect (1998) / 13. Bullet With Butterfly Wings (1995) / 14. Shame (1998) / 15. For Martha (1998). BIS: 16. 1979 (1995) / 17. Transmission (cover). Nenhuma música do 'Gish', apenas uma do “Siamese Dream” e quatro da obra-prima “Mellon Collie and the Infinite Sadness”

Billy Corgan sempre foi um cara difícil e o relacionamento entre os integrantes do Smashing Pumpkins era o pior possível. A situação era tão grave que transparecia nas composições, no set list da turnê e na atuação em palco. O show até que andava bem até a nona música 'Thru The Eyes of Ruby', mesmo executado apenas 1 smash hit em 40 minutos de show e claro; os fãs sem entenderem nada sustentavam esperanças de ouvir canções do passado.

A banda entrou no palco com uma formação bem esquisita: dois percussionistas, um baterista que ninguém sabia quem era e a linha de frente toda de preto. Corgan, Iha e D'arcy pareciam zumbis e o show de rock transformou-se numa decadente performance gótica; pelo menos no visual. A sombria comissão de frente no meio do gelo seco contrastava com todos os tamborins, luzes amarelas e atabaques que pareciam uma escola de samba formada pelos três cidadãos citados no começo do paragrafo.

A versão raivosa de 'Pug' e o smash hit 'Ava Adore' não convenceram e quando a banda desplugou e tocou acusticamente as três primeiras grandes musicas do show com quase 1h de espetáculo, no meio de 'Tonight Tonight', D'arcy se irritou e largou o contrabaixo, Corgan jogou o violão e puxou D'arcy para trás da bateria e bateu boca com a baixista; praticamente na frente de um Olympia mais do que lotado. Depois de alguns minutos, interpretando alguns gestos de Corgan, ele ordenava que ela voltasse para o palco e terminasse o show. Brigas, 'Tonight Tonight' modificada e meio que pela metade, 'Today' sem empolgação e 'Perfect' quase morrendo. Dava para piorar?

Com aquele climão no ar o público pediu 'Zero' em uníssono, eles novamente empunharam as guitarras, Iha tocou os primeiros acordes da canção, Corgan mandou parar e falou que eles tocaram a canção no RJ e não ficou legal portanto eles não tocariam em SP. Legal, né? Foda-se que ficou ruim, o povo queria ouvir 'Zero', porra!

Bom, estava na hora de ouvir o hino que consagrou a bandinha alternativa como uma verdadeira banda do Rock mundial, 'Bullet With Butterfly Wings'. Tudo corria bem mas quando veio o primeiro refrão, todos pararam e Corgan cantou sozinho apenas o primeiro verso do refrão: 'despite all my rage I am still just a rat in a cage' e a canção voltou para o verso; toda vez que vinha o refrão acontecia isso e o refrão não era executado por inteiro. O que era trágico ficou horripilante, muitos foram embora, sentaram e aos poucos todos desistiam do show.


Por ironia do destino a canção seguinte se chamava 'Shame', para ilustrar bem a vergonha que a banda passara até o momento. O quarteto voltou para o bis debaixo de vaias e tentou encerrar com mínimo de dignidade o show com a música '1979', mas o cover de Joy Divison (Transmission) na sequencia, afundou de vez este Titanic.

Na época o Smashing Pumpkins era uma banda de MTV, uma banda que tocava nas principais paradas de rock nas rádios, o cenário era péssimo de bandas novas e a geração que atingia a vida adulta merecia um show a altura do executado no Hollywood Rock em 1996. Neste ano de 1998, os ingressos custaram 40 reais, a meia-entrada 20 e o dólar na época estava quase 1 pra 1,1; pelo menos custou barato o desperdício de tempo do paulistano que viu o circo de horrores dos amassadores de abóboras.