"ROCK BRASIL 40 ANOS"
24/4/2022 - Marina da Glória - Rio de Janeiro - RJ
Atrações: "Bruce Gomlevsky" , "Barão Vermelho" e "Flausino & Sideral" .

Por Lucas Amorim Passos
(publicada em 26, abr, 2022 | 08h17)

Para finalizar o ótimo Festival Rock Brasil 40 anos, é claro que teríamos apresentações dignas de encerramento dessa grande festa do cena Pop/Rock nacional e para iniciar a noite, “Bruce Gomlevsky”, ator, produtor e diretor carioca fez uma grande homenagem ao cantor Renato Russo, ex-vocalista do Legião Urbana, cantando seus grandes sucessos que marcaram as décadas de 80 e 90. Nem preciso dizer que esse show animou todo mundo, pois relembra canções do mestre Renato que estão marcadas para sempre na história da música brasileira, uma bela homenagem, digna da grandeza de Renato Russo.

Na sequência, o Barão Vermelho uma das bandas de rock mais influentes dos anos 80 subiu ao palco da Marina da Glória para dar seu recado na noite, a banda que já contou com nomes de peso como Cazuza e Frejat, já foi eleita inclusive a melhor banda do ano de 1991 e atualmente conta com Rodrigo Suricato (vocal, guitarra), Fernando Magalhães (guitarra), Guto Goffi (bateria) e Maurício Barros (teclado,e baixo). Falando de sua apresentação, não preciso dizer da competência e profissionalismo dos caras no palco, além é claro dos sucessos que fizeram o público carioca pular do início ao fim, músicas como “Puro Êxtase”, “Bete Balanço”, “Pro dia Nascer Feliz”, mais um grande show pra lista desse belo festival.

Sendo com toda certeza o show mais aguardado da noite “Os Paralamas do Sucesso” subiu ao palco do Rock Brasil incendiando a noite, (apesar de alguns problemas técnicos), a banda formada por Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), passeou por hits de toda a sua carreira e um show do Paralamas não tem música ruim amigos, parece uma coletânea de sucessos nacionais, porém o que mais me intriga e me surpreende: sempre ao vivo com essa banda é a facilidade que os caras mesclam rock com Reggae e instrumentos de sopro, além ritmos latinos, dando aquele tempero ao vivo que não deixa ninguém parado. Mas amigos, me digam, tem como não cantar junto “Aonde Quer Que Eu Vá”, “Lanterna dos Afogados” e “Uma Brasileira”? ….não é mesmo ?… o resultado, o show mais agitado da noite com toda certeza.

Só abro aqui um pequeno parênteses sobre os problemas técnicos do show que o atrasaram por mais de 30 minutos, o que deu uma esfriada na galera, mas depois que as músicas foram rolando de novo o público foi se animando.

Pra finalizar o evento, uma dupla mais que especial, formada pelos irmãos Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest) e Wilson Sideral, os caras tiveram a missão e responsabilidade de fechar os trabalhos no palco do Rock Brasil 40 anos, e com uma convidada mais que especial, a cantora e compositora “Bebel Gilberto” e essa turma de peso fez um ótimo show tributo ao grande Cazuza, interpretaram canções de sucesso do poeta, como “Eu Preciso Dizer Que Te Amo”, “Amigos de Bar” “Mais Feliz”, “Codinome Beija-flor” entre outras. Uma maneira mais que especial de encerrar esse grande evento, homenageando um dos pilares da música brasileira.

Os anos 80 foram sem dúvida fundamentais para a história do rock nacional e as bandas que tocaram em todos os dias do evento ajudaram e impulsionaram o gênero, fez o rock ser levado a sério, conquistou fãs fervorosos e essa homenagem foi mais que merecida e muito bem executada.

Em resumo podemos dizer que o Rock Brasil 40 anos foi um festival de verdade que merece todos os méritos, muitos shows, muita música, muitos sorrisos e muitas lembranças. Parabéns ao evento e a produção! E que venham mais festivais dessa qualidade!!!